xiaomi amazfit t rex em água, alta resistência dâ água

IP68 vs 5ATM – qual é melhor? Entenda as diferências

Revisado em 28 de dezembro de 2020

Você quer saber se pode nadar com o seu smartwatch? Confira este artigo e fique por dentro de informações importantes para você. Veja neste artigo, em quais especificações técnicas você deve prestar atenção na hora de escolher seu wearable para exercícios aquáticos.

Desde 2017, a Samsung havia começado a lançar seus smartwatches, o Gear Sport e o Gear Fit2 Pro,que são ideais para quem gosta de um estilo de vida esportivo. Estes smartwatches são interessantes para você que pratica esportes regularmente, pois vêm com diversos recursos de saúde e fitness, que ajudam os usuários a aproveitar o máximo suas atividades físicas, inclusive as aquáticas como nadar.

Os usuários do Gear Sport e o Gear Fit2 Pro, não precisam se preocupar com a água, já que o dispositivo pode ser utilizado na piscina, chuva e chuveiro. Isso acontece porque ambos têm a classificação de resistência a água de 5 ATM (50 metros), sob a norma ISSO 22810: 2010 para relógios de pulso.

Mas, o que exatamente significam estes números e classificações? Qual a diferença entre as classificações de resistência a água em ATMs, e outras classificações como IP? Leia a seguir o artigo e descubra informações úteis.

O que significam as classificações IP?

nadando na água vestindo um smartwatch

Nos últimos anos, à medida que as pessoas começaram a comprar mais smartwatches e a andar com eles por vários lugares, eventualmente, os relógios entraram em contato com a água, e estragaram. Depois disso, a demanda por dispositivos a prova d’água aumentou bastante, já que antes o simples contato com água, já inutilizava o equipamento.

Para poder padronizar o que é resistente a água, e em qual nível, veio a padronização internacional, para trazer uma medida universal, em que todos pudessem se basear. Uma das classificações mais utilizadas e importantes, é a Classificação de Proteção Contra Ingresso (IP), estabelecida e criada pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

A classificação IP de um dispositivo, é formada por dois números, e vem no formato IPXY, sendo “XY” dois números. O dígito numérico “X” se refere ao nível resistência à entrada de sólidos, e diz quanto que o dispositivo é resistente a entrada de objetos estranhos, como poeira e sujeira, o índice vai de 0 a 6.

Já o “Y”, por sua vez, representa o quanto que o dispositivo é resistente a entrada de líquidos e umidade, o índice varia de 0 a 8. O que significa dizer que no lugar do “Y”, em “IPXY”, haverá um número de 0 a 8 que vai indicar o nível de resistência a água do dispositivo.

Veja a seguir uma tabela que resume os níveis de proteção:

Tabela dos níveis de classificação IP

IP68 vs 5ATM

Primeiro número após IP

Código IP Nível de proteção contra a entrada de objetos estranhos (primeiro número depois do IP), o valor de “X” em “IPXY”
0 Sem proteção
1 Protegidos contra entrada de objetos da dimensão de uma mão fechada, menores que 50 milímetros.
2 Protegidos contra entrada de objetos maiores que o tamanho de um dedo, cerca de 12,5 milímetros.
3 Protegido contra entrada de objetos do tamanho de uma ferramenta ou parafuso, cerca de 2,5 milímetros.
4 Protegido contra objetos do tamanho de um fio, cerca de um 1 milímetro.
5 Protegido contra poeira
6 À prova de poeira

Segundo número após IP

Código IP Nível de proteção contra entrada de líquidos e umidade, o valor de “Y”, em “IPXY”.
0 Sem proteção
1 Proteção contra chuva vertical (sem ventos), por até 10 minutos
2 Proteção contra chuva (gotas) e água com inclinação de até 15 graus, por 2,5 minutos em cada posição de inclinação.
3 Proteção com água pulverizada (gotas), até 10 minutos, sendo 1 min/m² de água.
4 Protegido contra água respingos de água de qualquer direção
5 Protegido contra salpicos de água de qualquer direção
6 Protegido contra jatos poderosos de água em qualquer direção
7 Tem proteção para efeitos de imersão em água de até 1 metro de profundidade por até 30 minutos.
8 Suporta imersão em água, por algum tempo, varia de acordo com o fabricante

FONTE: IEC 60529 ed.2.2 “Copyright © 2013 IEC Genebra, Suíça. www.iec.ch ”

Entendendo um pouco melhor as classificações IP

A classificação atribuída a uma categoria, significa que o dispositivo foi testado e passou em todas as categorias anteriores, como pré-requisito para estar na atual. Por exemplo, smartwatch Gear S3 da Samsung, que tem a classificação IP68,significa dizer que ele passou em cada um dos 6 níveis de entrada de objetos sólidos e poeira, e também passou nos 8 níveis de resistência a entrada de líquidos.

Em outras palavras, sob condições específicas, o Gear S3 pode suportar uma submersão rápida de até 1,5 metros por até 30 minutos, bem como, é capaz de resistir ao contato com a poeira sem deixar de funcionar.

Um wearable com classificação IP68 pode ser utilizado para praticar jogging na chuva, ou lavar a louça, as classificações IP não levam em consideração a pressão da água. Portanto, as classificações IP não indicam a capacidade do dispositivo ser usado em atividades aquáticas, como natação ou mergulho, é por isso que existem as classificações ATM.

Classificação ATM – Resistência a água sob pressão

um homen nadando com wearable de ATM5

Enquanto, muitos fabricantes seguem a classificação IP, alguns de forma independente, testam a resistência a pressão dos seus dispositivos para determinar que nível de pressão d’água eles suportam quando estão submersos.

Esta medida é expressa em AMT – que representam atmosferas –, e são convertidos em nível de profundidade da água para facilitar a compreensão das medições. Um ATM é equivalente ao nível de pressão estática, exercida em uma submersão de 10 metros de água.

Quanto mais ATMs, mais profundo o dispositivo pode ir sem ser afetado pela pressão da água e acabar cedendo. Confira a seguir os níveis de ATM e o que eles significam:

Tabela de ATMs e seus significados

ATM Proteção contra a pressão da água Exemplos de usos
1 ATM Suporta a pressão equivalente a 10 metros de profundidade. Possui resistência a chuva e respingos de água
3 ATM Suporta a pressão equivalente a 30 metros de profundidade. Resiste bem a chuva, respingos, mergulhos acidentais e banhos.
5 ATM Suporta a pressão equivalente a 50 metros de profundidade. Resiste bem a chuva, respingos, mergulhos acidentais, banhos, natação e mergulhos rasos.
10 ATM Suporta a pressão equivalente a 100 metros de profundidade. Resiste bem a chuva, respingos, mergulhos acidentais, banhos, natação e mergulhos.
20 ATM Suporta a pressão equivalente a 200 metros de profundidade. Resiste bem a chuva, respingos, mergulhos acidentais, banhos, natação, mergulhos e esportes aquáticos

Note que estas classificações são para pressão estática, o que significa que em uma câmara de teste, será possível que o dispositivo suporte a pressão nominal e saia funcionando bem. Entretanto, quando em uso, a pressão não é estática, ela é dinâmica por causa movimentação do usuário, como acontece no caso do mergulho.

E, neste caso a pressão final, juntando a pressão estática junto a pressão dinâmica aumenta a pressão a que o dispositivo fica exposto.Por isso, que embora um smartwatch de ATM 3 suporte facilmente uma chuva, pode ficar danificado se exposto a uma mangueira poderosa.

ISO 22810: 2010 – O Padrão Internacional

dois smartwatches de acordo com regra internacional

Para normatizar e ter um padrão maior nos testes que são realizados pelas empresas, a ISO 22810: 2010 da Organização Internacional de Normalização (ISO) especifica o procedimento de teste detalhado. Ele define não apenas as pressões, mas também a duração do teste, a temperatura da água e outros parâmetros para fornecer uma descrição mais precisa da resistência à água de um relógio.

Os produtos são testados pelo próprio fabricante de acordo com as especificações de texto da ISSO. Aqueles que atendem as normas da ISSO 22810: 2010 atendem a quatro requisitos:

  1. Resistência à sobrepressão à água,
  2. Resistência à água em profundidade rasa,
  3. E, resistência à água quando há tensão nos componentes operacionais
  4. E, resistência à água na exposição a choques térmicos.

Por isso, os produtos que são testados conforme a ISO 22810: 2010 são resistentes à água durante atividades aquáticas (e esportes praticados na água), e podem ser usados ​​em condições em que a pressão e a temperatura da água variam.

Os smartwatches Gear Sport e o Gear Fit2 Pro da Samsung são resistentes a água, tendo um 5 ATM, sob a norma ISO 22810: 2010. O que os torna resistentes a pressão estática de até 50 metros, o que significa que ele pode resistir a:

  • Chuva
  • Atividades físicas em águas rasas
  • Mergulhos rasos
  • Banhos de piscina

Estes smartwatches podem ser utilizados durante atividades físicas em águas rasas, e, se utilizado junto com o aplicativo de rastreamento de natação, SpeedoOn, pode tornar este wearable perfeito para quem gosta de esportes aquáticos.

Em resumo, é necessário falar que nem todos os dispositivos “resistentes à água” são fabricados e projetados da mesma forma. Por isso, é importante entender que mesmo produtos com a mesmas classificações podem apresentar diferença de usabilidade e resistência em um determinado estilo de vida, portanto, sempre considere também o site do fabricante.

Fontes: Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e da Organização Internacional de Padronização (ISO).

Conclusão

Enfim, neste artigo você pode ficar por dentro de como identificar se um smartwatch é indicado para natação, mergulho ou se é apenas resistente a água. Vimos também que os wearables Gear Sport e o Gear Fit2 Pro da Samsung, são ideais para esportes aquáticos que não envolvam mergulhos profundos. Além disso, também vimos que eles têm aplicativos interessantes para o acompanhamento durante e após a execução do exercício.

E, até agora, você deve saber a diferença entre IP68 vs 5ATM, e qual é melhor?

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também!

Leia também:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *