Samsung poderá utilizar o sistema operacional Wear OS na fabricação de smartwatch

Samsung poderá utilizar o sistema operacional Wear OS na fabricação de smartwatch

Última atualização em 14 de março de 2021

Conforme informações compartilhadas pelo Leaker Ice, no Twitter, a Samsung não contará mais com o Tizen para o desenvolvimento dos seus relógios inteligentes. Essa notícia se tornou “bombástica” nos sites de tecnologia, afinal a marca utiliza o sistema coreano🇰🇷 há quase sete anos.

As informações fornecidas pelo Leaker Ice indicam ainda que a Samsung irá aderir ao Wear OS. Esse é o sistema da Google – que possui ferramentas parecidas com o Android – e foi desenvolvido especialmente para relógios inteligentes.

três smartwatches samsung

Essas informações foram publicadas nos últimos dias após uma análise realizada por técnicos que identificaram que a Samsung está criando um dispositivo denominado de Merlot que poderá ter o sistema operacional: Wear OS.

Ainda não se pode ter uma confirmação que a Samsung não terá mais vínculo com o Tizen. Mas é possível que ainda neste ano, a Samsung lance dois novos smartwatches – do modelo Galaxy Watch – com o sistema operacional da Google. Isso porque pelo que parece, a fabricante não tem mais interesse em usar o seu sistema operacional.

É importante ressaltar que, há sete anos, a Samsung utilizou o Wear OS para o desenvolvimento de um dos seus relógios, o Samsung Gear Live. Porém, a empresa deixou esse sistema de lado, e preferiu focar na melhoria do Tizen para proporcionar uma melhor experiência para o consumidor.

Portanto, caso a Samsung decida implementar o Wear OS ainda “nesta leva” de smartwatches, é possível que os próximos relógios inteligentes, o Watch 4 e o Watch Active 3, já venha com esse sistema operacional.

Os consumidores estão apreensivos com a possibilidade da Samsung implementar o Wear OS

Muitos fãs dos relógios inteligentes da Samsung estão preocupados com essa mudança, e outros estão animados. Isso porque a troca do sistema operacional pode provocar resultados positivos ou negativos para a empresa.

Os consumidores preocupados com a mudança estão em dúvida se o resultado da troca do Tizen pelo Wear OS será positivo, pois o sistema operacional coreano é utilizado pela Samsung há bastante tempo e, portanto, está consolidado na fabricação de relógios inteligentes da marca.

Inclusive, alguns consumidores estão acostumados e satisfeitos com os relógios desenvolvidos no modelo Tizen, considerando a variedade de aplicativos oferecida e outras características próprias do sistema.

A preocupação de alguns consumidores também é decorrente de algumas negligências da Google em relação ao Wear OS, visto que muitas pessoas já reclamaram do mau funcionamento do sistema, principalmente a ferramenta de assistência da marca, que se utiliza a conhecida frase “Ok Google”.

Outro fator negativo do Wear OS é a questão das suas atualizações irrelevantes, que não proporcionam benefícios significativos para o consumidor. Não é à toa que outras marcas, como a Fossil, já não utiliza mais esse sistema.

Porém, sabe-se que a Samsung pode estar aderindo a esse sistema com objetivo de desenvolvê-lo e torná-lo melhor do que o da concorrência. A Google e a Samsung são marcas muito poderosas que podem surpreender a todos. Portanto, ninguém sabe o que vem por aí!

Já os consumidores satisfeitos com essa mudança gostaram da ideia porque a aderência ao Wear OS pode significar uma maior expansão de possibilidades. Pode haver uma maior quantidade de aplicativos disponibilizados para download, por exemplo. Há infinitas possibilidades positivas que podem ocorrer com a implementação desse sistema operacional.

A verdade é que muitos entendedores do assunto já estão dando adeus ao Tizen e desejando boas vindas ao Wear OS por conta dos rumores levantados. Não se pode negar que há muitos indícios que ocorrerá essa troca, mas não se sabe se será positiva ou negativa para a marca Samsung.

E aí, consumidor, você gostou da ideia da Samsung mudar o sistema operacional dos seus relógios inteligentes para o Wear OS? Deixe a sua opinião na caixa abaixo!

Wearables

Wearables

Tudowearable.com atualiza as notícias sobre smartwatches, smartbands e relógios híbridos, além de fazer resenhas, reviews e comparações dos relógios inteligentes. Leia os artigos antes de fazer sua compra certa.

Um comentário em “Samsung poderá utilizar o sistema operacional Wear OS na fabricação de smartwatch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *