mulher com uma fitness tracker

Guia Smartband 2020 – como escolher a melhor para você

Revisado em 10 de outubro de 2020

A Smartband, ou pulseira inteligente, pode te ajudar a ter uma vida mais saudável, melhorar a qualidade do sono e também a sua produtividade no trabalho. Mas como ela consegue fazer isso?

vestindo smartband e andando de bicicleta

Neste artigo nós iremos falar tudo sobre as pulseiras inteligentes. Quais as suas principais funções, para quem é indicado, os prós e contras, dentre outros detalhes. Você aprenderá também a escolher o modelo que melhor se adequa ao seu dia a dia. E, para começar este artigo, confira uma lista com 5 ótimas opções que você pode comprar hoje mesmo na internet!

Ranking: Top 5 melhores Smartbands para você comprar online

Confira abaixo 5 opções de smartbands que você pode comprar online. Elas têm um ótimo preço e são de extrema qualidade!

Samsung Gear Fit2 Pro

A melhor smartband que você pode comprar

Samsung Gear Fit2 Pro

Confira o melhor preço em Amazon

Esta é a Smartband mais completa (e também mais cara) que você pode comprar. A Gear Fit2 Pro tem resistência de até 5 ATM. Isso significa que você pode mergulhar com ela a uma profundidade máxima de 50 metros que ela conseguirá suportar a pressão sem problemas.

Ela foi feita sob medida para atletas, esportistas e entusiastas. Há pelo menos 4 maneiras de acompanhar o seu progresso nos treinos e se manter motivado:

  1. UA Record: Estatísticas de atividade, sono e treino;
  2. MapMyRun: Planejamento e monitoramento de rotas para corridas;
  3. MyFitnessPal: Ajuda a manter uma dieta saudável;
  4. Endomondo: Comunidade global com outros atletas.

A Samsung Gear Fit2 Pro é capaz de monitorar qualquer atividade física, até mesmo as mais inusitadas. Além disso, você pode baixar uma série de aplicativos e mostradores diferentes. Sem dúvidas, é a pulseira inteligente mais completa do mercado.

Prós Contras
Maior tela entre as smartbands Preço elevado
Resistência de 5 ATM  
Desenvolvida especialmente para atletas  
Monitora diversas atividades físicas  
É possível baixar diversos aplicativos  

Xiaomi Mi Band 4

Melhor custo x benefício

Xiaomi Mi Band 4

Confira especificações detalhadas Xiaomi Mi band 4

Confira o melhor preço em Amazon

Verdade seja dita: a Xiaomi foi a grande responsável pela popularização das smartbands no Brasil. A Mi Band é bem conhecida entre os brasileiros e oferece um ótimo custo x benefício. A 4ª versão dela se destaca pela bateria cuja autonomia é de excelentes 20 dias!

O seu preço é bem acessível, não ultrapassando os R$ 200. A tela tem 0,95 polegadas e usa um painel colorido AMOLED. E isso é ótimo! Essa tela é maior do que a da Mi Band 3. Você pode monitorar seus batimentos cardíacos, quantos passos deu no dia e também a quantidade calorias que ingeriu.

A Mi Band 4 vem com acelerômetro e giroscópio de 3 eixos, o que ajuda a medir com mais precisão os seus exercícios físicos. A pulseira é de silicone e pode ser trocada facilmente. O mais legal é que mesmo sendo tão pequena ela tem uma resistência de 5 ATM! Compatível com Android e iOS, a Mi Band 4 talvez seja a escolha da maioria dos leitores.

Prós Contras
Bateria com autonomia de 20 dias Nada
Preço bem acessível  
Tela AMOLED de 0,95 polegadas  
Acelerômetro  
Giroscópio de 3 eixos  
Pulseiras de silicone facilmente substituíveis  
Resistência de 5 ATM  

Huawei Honor Band 4

Concorrente direta da Mi Band 4

Huawei Honor Band 4

Confira especificações detalhadas

Confira o melhor preço em Amazon

A Huawei também fabrica smartbands de alta qualidade. A Honor Band 4 é uma concorrente fortíssima para a já citada Mi Band 4, da Xiaomi. Ela se parece muito nos quesitos hardware, design e tela. Porém, acho o seu design mais arrojado e a sua tela passa a impressão de ser maior do que realmente é.

Além das medições padrão que todas as smartbands fazem, como frequência de batimentos cardíacos e contador de passos, a Honor Band 4 conta com 8 estágios de medição do sono. Por meio disso o dispositivo fornece dicas para você ter noites de sono mais proveitosas.

Um ponto negativo, entretanto, é que a sua bateria só dura 6 dias. A sua resistência é de 5 ATM. O que significa que ela aguenta mergulhos de até 50 metros.

Prós Contras
Tela de 0,95 polegadas com painel AMOLED Bateria dura apenas 6 dias
Preço acessível  
Design mais arrojado  
Melhor monitoramento do sono  
Resistência de 5 ATM  

Xiaomi Mi Band 3

Uma smartband um pouco antiga mas muito barata e de qualidade

Xiaomi Mi Band 3

Confira especificações detalhadas Xiaomi Mi band 3

Confira o melhor preço em Amazon

Se você não quer gastar muito para comprar uma smartband, pode investir na Mi Band 3. Ela é um pouco mais antiga e por isso é mais barata. Mas isso não significa que ela seja de baixa qualidade. Muito pelo contrário!

Ela traz ótimos recursos de monitoramento, tais como: frequência de batimentos cardíacos, contador de passos e calorias e monitoramento do sono. Além disso, ela também tem resistência de 5 ATM e uma bateria que dura 20 dias. A tela é um pouco menor do que a Mi Band 4 (0,78 polegadas). A pulseira também é de silicone e pode ser trocada facilmente.

Prós Contras
Preço bem acessível Modelo antigo
Resistência de 5 ATM  
Bateria com autonomia de 20 dias  
Monitoramento dos batimentos cardíacos  
Medidor de sono  
Contagem de passos e calorias  

Samsung Galaxy Gear Fit E

Smartband de baixo custo da Samsung

Samsung Galaxy Gear Fit E

Confira o melhor preço em Amazon

No começo de nosso ranking falamos sobre a Gear Fit2 Pro, da Samsung. E aqui trazemos outra opção da Samsung, dessa vez a Galaxy Gear Fit E. Diferentemente do primeiro modelo indicado, este é uma pulseira de entrada. Ou seja, sem tantas opções e custando bem menos.

Ela é indicada para pessoas que estão comprando sua primeira smartband. Segundo a Samsung, a bateria tem uma autonomia de 7 dias. Assim como os outros modelos aqui indicados, ela também tem uma resistência de 5 ATM. A tela é de 0,74 polegadas com painel AMOLED. O que é ótimo para a visibilidade.

Um ponto super positivo desta smartband é que ela consegue rastrear passos e medir o seu desempenho em até 90 tipos de atividades diferentes.

Prós Contras
Preço bem acessível Menos funções que outros modelos da Samsung
Bateria com autonomia de 7 dias  
Resistência de 5 ATM  
Tela de 0,74 polegadas  
Compatível com Android e iOS  
Rastreia 90 tipos de exercícios diferentes  

Smartband: Tudo o que você precisa saber

Smartband e mão de uma mulher

Depois de conferir o nosso super ranking com 5 opções de smartbands que você pode comprar pela internet, chegou a hora de conhecer todas as informações importantes sobre esses dispositivos.

O que é uma Smartband?

Smartband, traduzindo para o português, significa pulseira inteligente. E realmente trata-se de uma pulseira de silicone com uma pequena tela no centro. Ela é capaz de medir seus batimentos cardíacos, contar quantos passos você deu no dia e quantas calorias você perdeu. Além disso, ela monitora seu sono e te avisa sempre que alguma notificação nova chega em seu celular.

Esse tipo de dispositivo, chamado de wearable (vestível), foi feito especialmente para atletas, esportistas e também para pessoas que querem sair do sedentarismo e ter uma vida mais saudável.

Para usá-lo é muito simples. Primeiro você precisa parear com o seu smartphone via Bluetooth e configurar via aplicativo próprio. Depois disso, é só colocar no pulso e pronto! Sempre que fizer alguma atividade – até mesmo dormir! – a smartband estará monitorando seus movimentos.

Daí é só entrar no aplicativo para checar as informações, como por exemplo:

  1. Distância percorrida em uma corrida ou caminhada;
  2. Quantidade de calorias perdidas;
  3. Qualidade do sono;
  4. Quanto tempo de sono REM;
  5. Quantidade de passos dados no dia;
  6. Gráficos de desempenho;
  7. Etc…

De fato, as smartbands são dispositivos muito simples e úteis no dia a dia. Elas são um incentivo e uma ajuda a mais para sair do sedentarismo.

Quais as vantagens de uma Smartband?

Veja agora todas as vantagens de se usar uma smartband:

Monitora sua saúde

Talvez a principal vantagem da smartband esteja no monitoramento de sua saúde. Ela é capaz de saber a frequência de seus batimentos cardíacos. Assim caso você tenha algum problema de coração, pode ficar de olho no ritmo de seu coração em atividades um pouco mais intensas, como corrida e musculação.

Essa função também é útil para quem pratica HIT (treinos intervalados de alta intensidade). Ao saber as batidas de seu coração, você tem como saber a hora certa de iniciar uma série de alta intensidade.

Além disso, ela te ajuda a emagrecer ao contar quantas calorias você perde e quantas você ingere durante o seu dia. É claro que a contagem não é 100% precisa. Trata-se de uma mera estimativa. Mas já dá para ter uma ideia se estamos ingerindo mais do que queimando.

Por fim, os dados do aplicativo podem nos ajudar a melhorar o nosso desempenho durante os treinos. Eles mostram a distância percorrida em uma corrida, por exemplo. E o tempo que você levou para concluir.

Melhora a qualidade de seu sono

Uma função que eu, particularmente, acho bem legal em uma smartband é o monitoramento do sono. Ao dormir usando uma smartband ela é capaz de calcular os seguintes itens:

  • Quanto tempo você de fato dormiu à noite;
  • Quantas horas de sono R.E.M;
  • Que horas você adormeceu;
  • Que horas você despertou;
  • Monitora seus movimentos à noite;
  • Que horas você acordou de madrugada;
  • Que horas voltou a dormir novamente;
  • Etc…

Resumindo: é incrível como a smartband consegue traçar um relatório detalhado da qualidade do sono. Com essas informações em mãos, você pode tomar atitudes para melhorar suas noites e acordar de manhã totalmente descansado e revigorado.

Além disso, a forma como a smartband desperta você é bem legal. Ela não usa um alarme sonoro irritante e que nos acorda atordoados. Ela vibra de maneira suave. Assim você acorda aos poucos e não tomando sustos.

Melhora a sua produtividade

A smartband também é capaz de melhorar a sua produtividade. Como ela está constantemente conectado ao smartphone, ela mostra todas as notificações que você recebe.

Chamadas perdidas, mensagens no WhatsApp, notificações do Facebook, Instagram, e-mail e até mesmo dos jogos que você tem instalado. E por que isso melhora a produtividade?

Você sabe que os celulares, atualmente, são uma grande fonte de distração. É muito difícil focar 100% no trabalho com esses aparelhos apitando e acendendo a tela constantemente. Ao usar uma smartband para checar as notificações, você resiste à tentação de desbloquear o celular e se mantém focado no trabalho por mais tempo.

Bateria com grande autonomia

Outra grande vantagem das smartbands está na sua bateria. Por ser um dispositivo bem simples, elas não gastam muita energia. Dessa forma, com uma única carga, a bateria dura por dias!

Alguns modelos chegam a durar mais de 20 dias com uma única carga. Além disso, por serem pequenas, o tempo de recarregamento é bem curto também.

E as desvantagens?

Mesmo sendo um ótimo dispositivo, as smartbands ainda contam com algumas desvantagens. Veja quais são:

Não permite interagir com as notificações

Infelizmente, você só pode visualizar as notificações com a smartband. Não dá pra marcar como lida, responder ou mensagens ou fazer qualquer outro tipo de ação.

Tela com baixa visibilidade sob o sol

Não acontece em todos os modelos. Mas em alguns às vezes pode ser difícil visualizar o conteúdo da tela quando se está sob o sol forte.

Quais as diferenças entre uma Smartband e um Smartwatch?

A smartband é um dispositivo muito mais simples que um smartwatch. Os relógios inteligentes são mais caros, complexos e oferecem um leque muito mais amplo de funções e possibilidades.

Por ser um dispositivo muito mais simples, a smartband tem uma bateria que dura vários dias seguidos. Já os smartwatches, por conseguirem realizar um número bem maior de funções, são mais gulosos no quesito energia. Dessa forma a bateria deles não dura nem um dia na maioria dos modelos.

As smartbands também são simples no design. Elas nada mais são do que uma pulseira de silicone com uma pequena tela no centro. Já os smartwatches parecem com relógios clássicos e premium. Permitem ao usuário mudar o mostrador. E a caixa pode ser circular ou um quadrado com bordas arredondadas.

O hardware, ou seja, os componentes internos também são muito mais potentes e complexos em um smartwatch. Isso deixa o dispositivo mais caro e também mais pesado.

Por fim, a diferença crucial está no público-alvo. As smartbands forem feitas mais para atletas e praticantes de atividades físicas. Já os smartwatches, embora possam também ser usados em esportes, são pensados para um público mais amplo. Para pessoas que veem o relógio como uma espécie de jóia ou adorno e não simplesmente como um dispositivo para monitoramento de saúde e melhora de performance nos treinos.

Abaixo você confere uma tabela com as principais diferenças entre uma smartband e um smartwatch:

Smartband Smartwatch
Ótimo para a prática de exercícios físicos e monitoramento do sono É usado mais como uma extensão do smartphone e visto como um relógio premium
Têm um excelente custo x benefício Visam mais a alta performance do hardware
É totalmente dependente do smartphone Vários modelos funcionam independente do smartphone
Bateria dura por vários dias Precisa ser recarregado todo dia
Preço bem mais baixo Preço costuma ser elevado

Para quem é indicado?

As smartbands foram claramente desenvolvidas para pessoas que gostam de praticar atividades físicas ou que querem melhorar a qualidade de vida por sair do sedentarismo. Por oferecer uma série de relatórios detalhados sobre o desempenho nos treinos e até qualidade do sono, você pode usar essas informações para mudar sua própria vida para melhor.

Preços e disponibilidade

As smartbands possuem preços bem acessíveis. Eles variam entre R$ 100 e R$ 350 na grande maioria das opções disponíveis. Basicamente, só há uma exceção, que a Samsung Gear Fit2 Pro, que chega a custar quase R$ 1 mil em muitas varejistas. Mas, no geral, o preço de uma smartband não chega a passar dos R$ 500.

Elas podem ser facilmente encontradas em qualquer grande loja do varejo na internet. Tal como Americanas.com. Submarino, Magazine Luiza, Amazon, Extra e assim por diante. Em lojas físicas, elas podem ser compradas em lojas de eletrônicos com certa facilidade.

Guia de compra: Como escolher a melhor Smartband

mulher com uma fitness tracker

Nos próximos parágrafos iremos mostrar como escolher a melhor smartband para você. É importante analisar itens como o tipo de tela, se é resistente à água, quais as funções disponíveis e assim por diante. Confira em detalhes abaixo.

Tela

Quanto maior a tela, melhor. Em geral, as smartbands possuem telas pequenas. Portanto, prefira aquelas que medem mais do que 0,6 polegadas. Assim você garante um mínimo de conforto ao visualizar as informações na tela.

A tela da smartband pode utilizar painéis de LCD, OLED ou AMOLED. Sempre prefira aquelas que usam painel OLED ou AMOLED. Eles gastam muito menos energia e são melhores de serem visualizados sob o forte sol do meio dia, por exemplo.

É à prova d’água?

Nesse ponto você deve ficar atento em duas siglas: IP e ATM. A sigla IP refere-se a uma certificação internacional que mostra que o dispositivo é resistente à partículas sólidas de até 1 mm (poeira) e também pode ser mergulhado na água. Se a smartband tiver certificação IP68 melhor ainda, pois indica que ela pode ser mergulhada em até 1,5 metro de água e continuar funcionando.

Mas outras smartbands já conseguem suportar a pressão da água. É aí que entra o ATM. Por exemplo, todos os modelos que indicamos em nosso ranking suportam 5 ATM. Isso indica que elas podem ser mergulhadas em até 50 metros de água que continuarão funcionando normalmente.

Portanto, fique atento a estes dados para comprar uma smartband bem resistente à água.

Pulseiras

Sempre prefira as pulseiras feitas de silicone. Esse é um material confortável, flexível e bem resistente. Além disso, ela não sofre grandes alterações em contato com o suor, com a chuva ou com o sol forte. Assim, ela tem uma durabilidade bem elevada.

É preferível também que você compre uma smartband que permita a troca de pulseiras. Assim, quando a sua ficar velha ou desgastada, poderá trocar por uma nova sem problemas. Ou, então, se quiser combinar a pulseira com a roupa, por exemplo.

Funções de monitoramento

É aqui que reside o “ouro” das smartbands. Quanto mais funções de monitoramento ela tiver, melhor. Veja quais as principais funções que ela executa:

Batimentos cardíacos

Toda smartband que se preze precisa conseguir monitorar a sua frequência de batimentos cardíacos. Além de te dar pistas sobre como anda a condição do seu coração, você pode usar essa informação para fazer treinos intervalados de alta intensidade. Assim, quando os seus batimentos baixarem, você pode voltar a um treino de alta intensidade e parar quando os batimentos estiverem muito elevados.

Contador de passos

Esse é outro item básico de toda smartband. Se você é uma pessoa muito sedentária, contar quantos passos dá no dia pode ser uma ótima maneira de começar a melhorar a saúde. Assim você começa a caminhar mais e vai aumentando os seus objetivos de caminhada ao longo do tempo.

Uma função bem legal que as smartbands possuem é o alerta de sedentarismo. Quando você passa muito tempo sentado, sem se movimentar, ela dá um aviso vibratório lembrando a você de dar pequenas caminhadas de tempos em tempos. É uma ótima maneira de se manter ativo.

Distância percorrida

Se você já costuma caminhar, correr ou pedalar com frequência, agora pode monitorar a sua rota e a distância percorrida. Através do aplicativo da smartband, você pode ver quantos quilômetros percorreu no dia e também o traçado da rota em um mapa. O aplicativo também informa quanto tempo você levou para concluir o percurso.

Contagem de calorias

Esta é outra função muito útil e que deve estar presente na sua smartband. Sempre que você faz alguma atividade física, você queima calorias. Isso é óbvio! Mas como saber quantas? Com base na sua movimentação e no tipo de exercício que estava fazendo, a smartband pode dizer quantas calorias você perdeu em cada sessão de treino.

Além disso, por meio do aplicativo no smartphone, você pode montar dietas e monitorar tudo o que come. Assim você também tem uma ideia de quantas calorias ingeriu. Se o seu objetivo é emagrecer, por exemplo, você deve gastar mais calorias do que ingerir.

Monitor de Sono

Já tratamos em detalhes dessa função na seção “Vantagens de uma smartband”. mas, só para recapitular brevemente, as smartbands podem medir e monitorar a qualidade de seu sono.

Através de relatórios detalhados você sabe quanto tempo efetivamente dormiu, quanto tempo passou acordado, quantas vezes acordou de madrugada e assim por diante. De posse dessas informações você pode melhorar a qualidade do seu sono e acordar todos os dias revigorado e pronto para mais um dia de trabalho.

Medidor de pressão arterial

Algumas smartbands mais complexas e sofisticadas podem medir até mesmo a sua pressão arterial. Essa função é especialmente útil para quem tem hipertensão ou para pessoas mais idosas, que precisam monitorar com frequência a pressão.

Autonomia da bateria

O grande diferencial das smartbands em relação aos smartwatches é a sua elevada duração de bateria. Antes de comprar, veja qual a autonomia estimada pela fabricante. A Mi Band, por exemplo, promete 20 dias com uma única carga. Já outros modelos se limitam a 5 ou 6 dias de bateria.

De qualquer forma, toda smartband não vai decepcionar neste quesito. Dê preferência para os modelos que tenham uma maior duração de bateria. Assim você perderá menos tempo tendo que recarregar.

Design

No quesito design temos, basicamente, dois formatos de tela: reto e curvo. Os modelos com tela curvada são melhores pois encaixam melhor no pulso, melhorando a ergonomia. Além disso, esse tipo de tela costuma ser maior.

Já as smartbands com tela reta são menores e podem ser mais discretas. Quanto as pulseiras, nem se preocupe, pois todas as fabricantes oferecem uma grande variedade de modelos e cores para você personalizar.

Compatibilidade com o sistema operacional

Para funcionar completamente, a smartband precisa se conectar com um smartphone. Portanto, o ideal é que a sua smartband seja da mesma marca do smartphone. Isso garante uma integração total entre os dois dispositivos.

Mas nada impede que você use um smartphone de uma marca e a smartband de outra. Praticamente todos os modelos são compatíveis com o Android e iOS. Basta baixar o aplicativo indicado pela smartband para conseguir monitorar todas as funções sem problemas.

Conclusão

Depois de ler este artigo super completo, temos certeza que agora não restam dúvidas sobre o funcionamento e utilidade das smartbands. Você viu que elas possuem muitos benefícios e são capazes de tirar você do sedentarismo, melhorar sua saúde e alimentação e ainda aumentar a sua produtividade no trabalho. E, como se não bastasse, ainda são bem baratas.

Temos certeza de que agora você sabe como escolher e analisar uma smartband com critério. E ainda indicamos, no começo do artigo, 5 excelentes opções de smartbands que você pode comprar pela internet. Espero que tenha gostado deste artigo. Se sim, indique para seus amigos e compartilhe nas suas redes sociais. Assim você nos incentiva ainda mais a produzir artigos de qualidade como esse.

Leia também: